DIÁRIO DE BORDO
Lar do Caminho – 27/02/11 – Juquitiba – SP
Participantes:
Alemão, Tuca e Pepe
Artur, Cida e Fátima
Drão e Vivi
Iza
Joãoponeiz e LígiaLeo e Ju
Luiz Akium e Tia Di
Magoo, Téia e Clarinha
Nino e Vivi
Pigas, Val, Bia e Tom
Prego, Sandra, Gio e Greg
Rogério, Kátia, Loran e Greg (a) rsrsrsrs
Serjão e Gabi,Mario e esposa
Teo, Kika, Sueli, Neuza e Celia
Tita, Márcia e Dani
Cabeçudos iniciando as ações sociais de 2011.
Lar do Caminho é um orfanato transitório para crianças que precisam de um lar enquanto seus pais e parentes resolvem com a justiça problemas que só os adultos podem explicar. Algumas crianças entram para a lista de adoção uma vez que seus pais e parentes não tenham mais condições de continuar a criá-las, outras têm a sorte (ou talvez não) de voltarem para seus lares e novamente tentarem seguir suas vidas da melhor maneira possível.
Enquanto os problemas são resolvidos em fóruns e tribunais, nós do Grupo Cabeçudos Off Road tentamos dar a essas crianças um dia de muita bagunça, lazer e o principal – CARINHO!!!
“O Lar do Caminho é uma instituição muito bem solidificada, A Unidade Juquitiba está localizada em uma área de aproximadamente 30.000 m2, ao lado de um belo bosque, na cidade de Juquitiba, a apenas 70 km de São Paulo. Sua estrutura física é composta por dormitórios; cozinha; refeitório; enfermaria; biblioteca, salas para oficinas de artes, práticas esportivas, aulas de informática e reforço escolar; além de uma horta e um campo de futebol. Conheça mais do lar em WWW.lardocaminho.org.br”
Há 03 anos que nosso grupo conhece o lar e Mestre TT ligou e agendou com o Sr Luiz a nossa nova visita, desta vez o item de maior necessidade na casa é leite, então nos prontificamos de arrecadar e levar leite longa vida.
Domingão, galera animada, nos encontramos na BR 116 no posto BR - Padaria Gramado - BR 116 Sentido Curitiba, logo após o Rodoanel para seguirmos em comboio até a cidade de Juquitiba.
Chegamos ao lar às 10:00horas, encontramos as crianças agitadas e ansiosas , loucas pelos jipes e por nossa presença. Muitos abraços e sorrisos e num instante conseguimos descarregar os quase 650 litros de leite arrecadados com amigos, parentes, jipeiros e Cabeçudos.
Criança precisa de atenção e depois de acalmá-los informamos a programação do dia:
1 – passeio de jipe pelas trilhas na redondeza.
2 – almoço – cachorro quente e sorvete de sobremesa (nós fornecemos)
3 – Caça ao tesouro, organizado e preparado pelo amigo Artur.
4 – artesanato com recorte e colagem – lata porta treco
5 – lanche – pastel de carne e queijo, bolo e docinhos (nós fornecemos)
6 – oficina de manicures durante todo o dia
7 – se sobrar tempo brincadeiras diversas.
Estávamos em 11 viaturas, conseguimos acomodá-los tranquilamente e jipe a jipe foi saindo do lar carregando os pequenos seres que mesmo com pouca idade carrega grandes fardos em seus poucos anos de vida.
Muito barulho, risadas e “corre tia” rsrsrs.
Descobriram o rádio e conversas e canções saiam dos auto falantes. Um Tio mais animado ficou “forçando-os” a cantar o hino do Corinthians, que judiação da criançada rsrsrs.
Teo e Artur na semana anterior haviam visitado a região para escolher o melhor caminho para levá-los, fizemos uma trilha margeando um rio que por causa das chuvas está bem cheio, a mata está bem fechada, algumas poças de lama e muitas amoreiras carregadas de frutos vermelhinhos, os quais parei várias vezes para colhê-los e servir aos meus pequeninos, minha hilux estava com 07 pimpolhos de 02 a 06 aninhos, todos muito valentes gritando “corre tia” para desespero da Tia Isabel que os acompanha no lar rsrsrs. Fiz o que pude para dar solavancos na viatura rsrsrs, uma pequenina de 04 anos a Camila, ria tanto que chegou pedir para parar, pois ia acabar fazendo xixi no carro rsrsrsrs.
Teo com Samuka Mattuzalém atolou numa poça e não conseguia sair, precisava muito que as crianças o puxassem, pois caso contrário ficaria ali atolado para sempre!
Num instante 50 moleques puxavam uma cinta, Teo teve que engatar e puxar o freio de mão do samuka para as crianças não o tirarem de lá arrastado pela trilha rsrsrs. As crianças reclamaram muito dos tios “folgados” que cruzaram os braços e não ajudaram no desatolamento rsrsrs.
Os pés enlameados pareciam troféus para as crianças.
Subimos novamente nos jipes e seguimos a trilha, cantando, gritando e buzinando.
Voltamos para o Lar e nos preparamos para o almolanche.
As tias da cozinha estavam super felizes, contaram com um batalhão de mulheres e o lanche ficou pronto rapidinho.
Após o almoço Artur e ajudantes começaram o Caça ao tesouro, eita jogo complicado para explicar. Artur explicando o jogo, crianças e amigos jipeiros com um baita ponto de interrogação na testa rsrsrs.
Grupos foram formados e ganhavam um mapa para encontrar uma fita colorida, encontrando a fita executavam uma tarefa e ganhavam novo mapa, o último mapa levava ao tesouro, uma baita caixa cheia de chocolates e guloseimas. Não sei qual o grupo vencedor, mas todos que completaram a prova foram contemplados com muitos doces e chocolates para desespero da nutricionista rsrsrs.
Em seguida todos foram fazer artesanato, recortes coloridos de revistas, colados em latas com tampas e selados com contacti formaram lindas latas porta trecos. Algumas figuras nem tão bonitas assim, teve um menino que recortou um enorme “bunda” e colou na lata rsrsrsr, mas todos trabalhavam interessados em apresentar o melhor resultado inclusive alguns presentearam suas orientadoras com seus trabalhos.
Parece pouco, mas ficamos horas na caça ao tesouro e artesanato, fomos lanchar e já eram 17:00horas, ficamos no bate papo e passavam das 18 quando recolhi as bagunças e trocamos beijos e abraços apertados cheios de carinho e alegria por um dia tão abençoado ao lado de criaturas que só Deus sabe o motivo de passarem por tantas provações.
Agradecemos imensamente todos que puderam ajudar nesta tarefa, seja com doações em leite, em trabalho em presença e até mesmo em pensamento, nestes momentos tudo que é positivo é super bem vindo.
Na próxima visita queremos ter você no comboio levando alegria, afinal com este gesto ganha quem leva e ganha quem recebe, prove, você vai adorar!
Fotos:
Artur - https://picasaweb.google.com/arturyus/LarDoCaminho20110227#
Teo – https://picasaweb.google.com/teoaugustoTT/LARDOCAMINHOFEV2011#
CLIPE:
Márcia Colevati
“não podemos deixar que alguém se afaste de nós sem sentir-se melhor e mais feliz – Madre Tereza de Calcutá”